AIP-5: Ajuste do modelo de juros

Descrição:

Quando lançamos a Alpaca pela primeira vez em março de 2021, o mercado estava em forte alta.

Era um ambiente diferente, com alta demanda especulativa e maiores rendimentos. Os rendimentos da BNB Chain em DEXes (sem alavancagem) estavam na faixa de 50% - 100% APR para a maioria dos pools. No entanto, esses rendimentos caíram ao longo do tempo, à medida que mais capital entrava no mercado e os tokens de farm, como CAKE, diminuíam de preço.

Hoje, todas as principais farms têm rendimentos abaixo de 15% APR (em 29 de março de 2022)

PCS BNB-USDT: 15,01%

PCS BNB-BUSD: 13,94%

MDEX BNB-BUSD: 10,31%

MDEX ETH-USDT: 13,31%

O que isso significa para o nosso modelo de juros? A taxa de 20% na inclinação 2 é muito alta para o ambiente de rendimento atual e haverá muito poucos farmers em 20%. Não é lucrativo fazer yield farming alavancado a essa taxa de empréstimo.

Como resultado, a utilização das pools de lend raramente sobem acima de ~40% (juros de empréstimo = 15% @ 40% de utilização) Isso foi evidenciado nos principais pools em que a utilização oscilava entre 30% - 40% antes do lançamento dos Cofres Automatizados. Muito capital não emprestado sobrando, o que também significa menor APY para os lenders.

Acreditamos que um “equilíbrio” mais eficiente poderia ser alcançado reduzindo os juros de empréstimos na inclinação 2, o que criará maior utilização e ainda manterá a mesma receita, ou até mais alta, para os lenders.

Exemplo:

SituaçãoMontante (USD)Emprestado (USD)Juros para empréstimoAnnual Interest paid (USD)Lenders APR

Situação 1

100

30

10%

3

3%

Situação 2

100

50

9%

4.5

4.5%

Como visto no exemplo ilustrativo simples acima, com maior utilização, os farmers desfrutam de juros de empréstimos mais baixos (10% → 9%), enquanto os lenders também obtêm rendimentos mais altos (3% → 4,5%)

A questão então é: como garantir que haverá um aumento na demanda por empréstimos para aumentar a utilização, compensando a menor taxa de juros?

Desafios:

Embora a equipe principal tenha discutido essa questão internamente no passado, a pergunta acima é uma das razões pelas quais não reduzimos os juros de empréstimos do Slope 2 até agora. Não havia garantia de que, com uma mudança no modelo de juros, haveria um aumento correspondente na demanda por empréstimos.

Sem nova demanda de empréstimos, os lenders e nosso protocolo acabariam com menos receita, o que poderia levar à retirada de depósitos de lending, criando potencialmente um ciclo vicioso em que o protocolo perderia um TVL significativo.

De fato, tentamos isso no terceiro trimestre de 2021, quando mudamos o ponto de partida do Slope 2 de 50% de utilização para 60% de utilização para tentar incentivar os farmers a abrir mais posições, mas não teve impacto perceptível e não aprofundamos isso ainda mais.

Racional:

Com a introdução dos Cofres Automatizados, a situação mudou. Vimos uma forte demanda da comunidade por cofres automatizados, com o limite de TVL para cada pool 8x alcançado poucas horas após o lançamento.

Portanto, com os Cofres Automatizados, agora temos alta confiança de que podemos mover nosso sistema para um estado de maior utilização, onde todos os participantes do ecossistema serão beneficiados.

Ajustar o modelo de juros alcançaria cinco grandes benefícios:

  • APY mais alto para os lenders

  • Menor taxa de juros de empréstimo para os farmers

  • Maior receita de protocolo

  • Capacidade adicional para nosso Cofre Automatizado

  • Maior utilização do cofre de lend que fornece mais estabilidade da plataforma

Implementação da proposta:

Propomos os seguintes modelos de taxas alvo para cada ativo:

Slope 2 Kink: utilização em que Slope2 começa

Slope 2 taxas: a taxa de juros de empréstimo para Slope2 (a parte plana)

AtivoSlope2 kinkSlope2 taxasLend APYs at Slope2

BNB

85%

12,5%

~ 10% - 12%

BUSD

85%

12,5%

~ 10% - 12%

USDT

85%

12,5%

~ 10% - 12%

BTC

85%

7,5%

~ 6% - 7%

ETH

85%

7,5%

~ 6% - 7%

USDC

85%

10,0%

~ 8% - 10%

Como visto acima, se pudermos aumentar a utilização para a parte Slope2 do modelo, os lenders também se beneficiariam de empréstimos com mais APY%.

Não faremos essa implementação de uma só vez, mas ajustaremos a inclinação gradualmente para cada token cada vez que adicionarmos uma nova instância de um Cofre Automatizado. Dessa forma, podemos garantir que os lenders e a receita da plataforma não sejam afetados negativamente por uma mudança. A equipe principal terá o poder de ajustar os modelos de interesse dentro do limite acima. Por exemplo, a inclinação do slope 2 para o BNB nunca será superior a 85% e a taxa de juros do slope 2 não será definida abaixo de 12,5%.

O diagrama abaixo ilustra como a inclinação de juros mudará. Os parâmetros específicos serão baseados em vários parâmetros no momento - por exemplo, TVL, APR, etc.

Resolução:

  • Comunidade votou para ajustar modelo de juros

Referências:

Last updated