Lição 5 - A verdade sobre a perda impermanente e entendimentos incorretos comuns
Last updated
Last updated
Perda impermanente ... o termo temido. Você já ouviu falar sobre isso, você leu sobre isso, mas você realmente entende? Neste artigo, nós, alpacas experientes, daremos nossa opinião sobre o assunto que assombra todos os yield farmers. Então coloque seus óculos de leitura e vamos explorar IL juntos.
A perda impermanente (IL) ocorre como resultado do rebalanceamento de ativos pelo Formador de Mercado Automatizado (AMM) conforme os preços dos ativos (tokens) em uma posição LP divergem de sua relação inicial entre si. IL é a perda patrimonial de um ativo em uma LP quando comparada a simplesmente manter esse ativo sozinho.
Ainda não entendeu? Não se preocupe. vamos examinar um exemplo simples juntos para que esta definição fique mais clara para você.
Suponhamos que Alice tenha 10 BNB e 3.200 BUSD e decida fornecer liquidez no pool LP do BNB-BUSD. Para simplificar, assumiremos 1 BNB = 320 BUSD de modo que seus ativos estejam em uma proporção exata de 50:50, que é necessária para o LP.
t=0 (período de tempo = 0, hora de início) Ativos de Alice = 10 BNB + 3.200 BUSD = 6.400 BUSD no valor total
Algum tempo passa e o preço do BNB subiu 25% para 1 BNB = 400 BUSD. Como seus ativos estavam no pool LP durante esse movimento de preço, eles foram reequilibrados para manter a proporção de 50:50 de BNB: BUSD. Assim, seus ativos no pool tornaram-se:
Farming em LP
t = 1
Ativos de Alice = 8,94 BNB + 3.577,71 BUSD = 7.155,42 BUSD no valor total
(8,94 * 400 = 3.577,71 * 1)
Portanto, no geral, Alice teve um lucro de 7.155,42 - 6.400 BUSD = 755,42 BUSD
Lucros são sempre bons, mas por que algumas pessoas reclamam de Perda Impermanente nesse tipo de cenário? Onde está a perda? Bem, vamos comparar isso com o que teria acontecido se Alice não tivesse colocado seus ativos no pool LP, mas sim os segurasse em sua carteira de t = 0 a t = 1.
Hold na carteira
t = 1
Ativos de Alice = 10 BNB + 3.200 BUSD = 7.200 BUSD no valor
Portanto, por estar em uma posição LP, a perda de Alice foi de 44,58 BUSD, 0,62% pior do que se ela tivesse apenas mantido os ativos. Esta diferença de 44,58 BUSD é um exemplo de perda impermanente.
Você pode ter visto um gráfico como o abaixo, que mostra o efeito da Perda Impermanente conforme o preço se afasta de sua entrada. À primeira vista, o gráfico pode parecer assustador, com uma curva acentuada à esquerda descendo até -100%! No entanto, após uma inspeção mais detalhada, argumentaríamos que IL não é diferente de outros tipos de riscos de investimento onde, se você tiver uma compreensão adequada do risco e um plano de investimento sólido, você pode mitigar quaisquer perdas potenciais e trazer esse risco bem dentro de limites aceitáveis.
Vamos ampliar um pouco o gráfico IL e considerar apenas a faixa de preço próxima ao seu ponto de entrada (gráfico abaixo). O declive nesta região é bastante suave. Na verdade, a perda impermanente permanece <2% enquanto os preços relativos do ativo em seu par de LPs permanecem dentro de 50% de sua entrada! Em outras palavras, IL não é realmente um grande fator no curto prazo, ou mesmo no médio prazo com tokens menos voláteis. É algo para se estar ciente, mas não necessariamente algo a ser temido, contanto que você tenha um bom entendimento disso. Vamos ajudá-lo com isso agora.
Uma sugestão comum que vemos repetidamente em artigos é que os usuários NÃO removam suas posições LP, para evitar que a perda impermanente se torne permanente.
“Espere até que a taxa de câmbio retorne à taxa inicial antes de remover sua posição LP. ”
No entanto, essa sugestão é enganosa. Este ditado não é diferente do que os corretores de ações dizem: "Não é uma perda até que você venda." Na realidade, não há nada mágico em uma posição de LP que tornaria a perda mais “impermanente” do que se você tivesse uma ação cujo preço caiu desde que você comprou. Em ambos os cenários, o preço teria que voltar ao seu ponto de entrada para que a perda fosse apagada.
Como prova de que remover a liquidez em um LP não afeta a perda impermanente, imagine o seguinte cenário. Se os preços dos ativos em sua posição LP mudaram e você acumulou alguma perda impermanente, você pode remover a liquidez de sua posição LP. É o que os autores da citada citação aconselham a não fazer, implicando que a perda se tornaria permanente.
No entanto, se você remover a liquidez de seu LP, poderá adicionar essa liquidez de volta na mesma proporção de tokens e se encontrar na mesma posição em que estava antes de remover a liquidez. Em relação aos preços de entrada anteriores, sua perda impermanente seria a mesma. Se os preços dos ativos voltarem para onde estavam em sua primeira entrada, sua perda impermanente se tornaria 0. Como isso é possível se, ao remover a liquidez, sua perda impermanente se torna permanente? A resposta é: não se torna.
Além disso, se você removesse a liquidez e mantivesse os tokens fora de um LP, e então seus preços voltassem para onde estavam em sua primeira entrada, você teria realmente ganho mais do que a "perda impermanente recuperada". É por isso que Perda Impermanente é na verdade um termo impróprio, e existem outras formas melhores pelas quais você pode olhar para o conceito.
Propomos formas alternativas de olhar para a perda impermanente, que lançam luz sobre as maneiras pelas quais você pode usar IL a seu favor.
O rebalanceamento de ativos é a causa da perda impermanente, mas como funciona o rebalanceamento de ativos? A verdade é muito mais simples do que você imagina. Digamos que você tenha um par LP de BTC-BNB em uma proporção inicial de 50:50 na entrada. Os preços reais dos ativos não são importantes quando se considera o rebalanceamento de ativos, apenas seu preço relativo entre eles. Então, em vez de 50:50, vamos simplificar a proporção para 1: 1.
Se o preço do BTC subir 10% mais em relação ao preço do BNB, então 1,1: 1 se torna o novo índice antes do rebalanceamento do ativo. Agora, o AMM precisa reequilibrar isso em 1: 1, então como ele faz isso? Simples: vende BTC e compra mais BNB, até que a relação de valor se torne 1: 1. Como o preço do BTC continua a subir em relação ao BNB, o AMM continua vendendo BTC e comprando BNB. Quando o preço do BTC desce em relação ao BNB, o AMM faz o oposto; vende BNB e compra BTC.
Os traders podem estar pensando que isso parece familiar, e isso é por um bom motivo. Isso é semelhante a uma estratégia frequentemente usada por traders chamada de média de custo do dólar (DCA, ou média). Em essência, o que o AMM está fazendo é um DCA em seus tokens.
Quando o preço do BTC sobe em relação ao BNB, como no exemplo dado antes, o AMM é DCA vendendo sua posição BTC. Conforme o preço relativo do BTC cai, o AMM está comprando DCA, aumentando sua posição BTC. Agora, com isso claro, surge outra questão: uma vez que esta é uma estratégia que os traders costumam usar, então você pode utilizar um rebalanceamento de ativos da AMM como uma estratégia de negociação? A resposta é sim!
Suponha que seu objetivo seja acumular BTC e você ficaria feliz em comprar mais se o preço caísse porque você acha que seu preço aumentará no longo prazo e acredita que a criptografia é o futuro das finanças (quem não?). Em vez de reter dinheiro e definir ordens de compra a preços mais baixos, outra forma de atingir esse objetivo é simplesmente fornecer liquidez a um par de LPs BTC-stablecoin. Por causa do rebalanceamento de ativos que acontece no pool LP, sua posição acumularia mais BTC automaticamente conforme o preço do BTC caísse! Sua posição LP, através do algoritmo do AMM, faria a média do custo em dólares, comprando BTC a preços mais baixos para você!
É verdade que seu custo médio de compra não seria tão bom quanto achar o menor valor. No entanto, se formos honestos, quantos de nós realmente conseguem encontrar o menor valor todas as vezes? 😅
Fazer isso por meio do LP pode ser visto como uma estratégia automatizada que é executada enquanto você está dormindo e evitará ter que adivinhar onde o fundo pode estar. Mais importante ainda, você estará ganhando rendimentos o tempo todo! É por isso que a yoeld farming em posições LP é uma ótima estratégia para traders novos a moderados com um horizonte de investimento de longo prazo!
Como um complemento a esta estratégia, também gostaríamos de inverter outro conceito sugerindo que, se você acredita que o preço atingiu o fundo do poço, seria melhor sair do LP e assumir a "Perda Impermanente", porque você se beneficiaria mais com o aumento do preço do BTC!
Vejamos um exemplo de como isso funcionaria:
Exemplo:
Bob tem 1 BTC e 40k BUSD em mãos e decide fornecer liquidez ao pool BTC-BUSD LP. Para simplificar, assumiremos 1 BTC = 40k BUSD no momento, de modo que seus ativos estejam na proporção exata de 50:50 para fornecer LP.
t= 0
Ativos de Bob = 1 BTC + 40.000 BUSD = 80.000 BUSD no valor total
Algum tempo passa e o preço do BTC caiu para 30k BUSD.
t = 1
Ativos de Bob = 1,15 BTC + 34.641 BUSD = 69.282 BUSD no valor total
Bob acredita que 30k é um forte suporte para BTC e provavelmente o fundo do poço. Ele acha que o preço vai subir a partir daqui, então ele decide retirar seu LP. Agora, ele recebe de volta 1,15 BTC + 34,641 BUSD em sua carteira.
Seguindo em frente, digamos que Bob estava certo e o preço subiu para o preço inicial de 40k.
t=3
Ativos de Bob = 1,15 BTC + 34.641 BUSD = 80.641 valor de BUSD
Ao retirar seu LP quando o BTC estava em 30k BUSD, Bob não ficou exposto ao rebalanceamento de ativos, o que teria vendido parte de seu BTC para BUSD conforme o preço do BTC subisse novamente. Isso resultou em ele ganhando 641 BUSD extra em comparação com a posição onde começou (sem contar os rendimentos). À medida que Bob se tornou mais confiante em sua previsão de preço futuro, ele foi capaz de obter um lucro relativo saindo de seu LP e mudando para um simples holding.
A seguir está o inverso do exemplo acima. Suponha que você esteja feliz em realizar lucros parcialmente em um ativo criptográfico quando o preço subir. Neste cenário, você pode colocar alguns em uma posição LP. À medida que o preço sobe, você venderá automaticamente a média do custo em dólares de sua posição por meio do algoritmo do AMM.
Da mesma forma, se você acha que o preço atingiu o topo, pode remover seu LP e vender seus tokens, para evitar que o AMM os compre de volta à medida que o preço cai. Se você quiser, poderá reinserir a um preço mais baixo. Ou, ao usar a Alpaca, você pode abrir uma posição vendida!
Conforme ilustrado nas duas subseções anteriores, abrir posições com LP pode ser muito útil para ajudá-lo a se proteger dentro e fora das posições, para reduzir o risco quando você não tem certeza sobre a direção do mercado. Para a maioria dos que não são traders profissionais em tempo integral, normalmente não é esse o caso? Na realidade, isso é verdade até mesmo para traders profissionais, dos quais muitos estão corretos quanto à direção do mercado apenas 55% das vezes.
Portanto, embora muitos de nós estejamos otimistas em relação à criptografia e vários ativos, não sabemos se essa ruptura inevitável acontecerá em 1 mês, 1 ano ou 5 anos. Se for um período mais longo e mantivermos esses ativos em nossas carteiras, estaríamos perdendo muito potencial de interesse que poderíamos ter ganho se participássemos da yield farming em um protocolo como Alpaca!
É por isso que você também pode ver o mercado de LP como uma proteção contra o timing do mercado! Mesmo no cenário desfavorável, se o rompimento acontecer em um curto espaço de tempo e você tiver alguma perda temporária, os rendimentos que você ganha podem compensar isso!
Vamos examinar as circunstâncias acima com mais detalhes. Tradicionalmente, quando você está investindo em um mercado, deve realizar as seguintes ações:
Se você está otimista em um mercado ou ativo, pode comprá-lo, ou seja, assumir uma posição longa.
Se você está pessimista em um mercado ou ativo, pode vendê-lo, ou seja, assumir uma posição vendida.
Mas e se você estiver inseguro? Você deveria apenas sentar-se com o dinheiro no banco que está ganhando perto de zero de juros?
Ou se você achar que o mercado está em um período de descanso? Que precisa se consolidar por um tempo antes que um grande movimento para cima ou para baixo possa ocorrer, como costuma ser o caso em mercados após períodos de alta volatilidade. Afinal, quem já negocia há algum tempo sabe que os mercados podem lateralizar por longos períodos.
Em um cenário de lateralização ou incerteza, uma boa estratégia de investimento é a alocação de ativos em uma posição LP. Uma posição LP ganha rendimentos mesmo que os preços não se movam. Devido ao efeito DCA quando o preço de um ativo sobe ou desce, você também tem um hedge para o ativo em ambas as direções.
Nesse caso, um exemplo de estratégia que você pode usar é uma simples posição em LP, como abrir uma posição de LP de reinvestimento automático sem alavancagem. Se você quisesse obter rendimentos maiores, poderia usar a alavancagem e abrir uma posição 2x, pegando emprestado um ativo criptográfico em neutro, ou obter maior alavancagem em uma posição comprada ou vendida com um ativo de sua escolha. Você poderia até abrir uma posição neutra com hedge se quisesse mitigação de risco extra, o que seria mais fácil de gerenciar se os preços dos ativos não mudassem muito.
O ponto é que quase qualquer estratégia LP será lucrativa em um mercado lateral, muito mais lucrativa do que uma longa ou curta padrão devido aos rendimentos de ganho, e você pode personalizar ainda mais o tipo de estratégia com base em sua tolerância ao risco e APYs desejados usando Alpaca. Portanto, seja o que for que você decida fazer, saiba que assim que entrar na farm, você pode ter certeza de que tudo ficará verde até onde seus olhos podem ver.
Esperamos que este artigo esclareça o tópico da perda impermanente e como, se você olhar para ele através das lentes da média/cobertura do custo em dólar, ele pode se tornar uma ferramenta que funcione a seu favor, ao invés de algo a ser temido.
Obrigado por se juntar a nós e isso é tudo por hoje, jovens alpacas. Se você quiser ler mais artigos como este, não se esqueça de conferir nossa Academia Alpaca. Feliz farming!